Pesquisar neste blog temas do seu interes

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A SAÚDE NO MUNICÍPIO ESTÁ UM CAOS


Os Vereadores Portela e Messias, visitaram a UPA e alguns Postos de Saúde no município de Epitaciolândia.
No posto de saúde José Paulo de Souza, que fica no Bairro Aeroporto, encontramos muitos pacientes, alguns estavam desde as seis da manhã e já era quase 09:30h e não tinha nenhum médico e alguns pacientes disseram que desde ontem estão esperando o médico para se consultar. Uma senhora que estava passando mal e mais dois outros pacientes, foram levados pelos vereadores para a UPA, chegando lá estava superlotada de pacientes a espera de ser atendidos, lá não tinha enfermeiros para fazer a pré consulta, só uma pessoa no balcão de atendimento, só uma enfermeira no plantão e só uma médica atendendo e muitos pacientes reclamando a falta de médicos.
A UPA está funcionando com um médico pela manhã, um a tarde e dois a noite. A ambulância SAMU não está no município a mais de dois meses, também obtivemos a informação de que o município não tem mais veículo para levar pacientes a Rio Branco.


Fisemos uma visita no laboratório e o mesmo já foi desativado faz muito tempo, ficando uma pessoa só para colher sorologia, esse tipo de coleta e feito para mandar o exame para fora do município e demora em média 30 dias e está funcionando de forma precária, pois necessita de internet e a mais de 4 meses não temos, a atualização da ficha cadastral de cada paciente é feita precariamente e com muita dificuldade, prejudicando assim o melhor andamento.
Pacientes reclamam da falta de medicamentos e com razão; pois em menos de uma hora registramos umas 10 receitas em busca de medicamento na Farmácia Central e 7 voltaram sem nenhum medicamento, apenas três foram atendidos e com apenas um em cada receita, o pequeno depósito da farmácia estava cheio de caixas de preservativos/anticonceptivos, os demais medicamentos era um pouco de cada em pouca variedade.
Em visita a outros 3 postos de saúde quase não tivemos reclamações, como foi o caso do posto da Satel. Pacientes dos bairros quando vão na UPA, quase sempre são mal atendidos; pois querem que eles sejam atendidos no posto de seu bairro. Nos bairros geralmente o atendimento médico é só pela manhã, ficando a tarde para visitas.
Epitaciolândia já teve este ano, o FPM bloqueado pelo Governo Federal, por não ter informado ao Ministério da Saúde os gastos com saúde referentes aos meses de novembro e dezembro de 2014.
Repasses bloqueados nesta administração já se tornaram comuns e isso é uma falta de competência,. Diz Vereador Portela


Já na área de Endemias o fracasso é geral, no ano passado era para ser realizado seis ciclos de combates e prevenção de endemias e só foram concluídos dois ciclos, este ano de 2015, até a data de ontem dia 14 de abril, ainda não tinha iniciado nem o primeiro ciclo. Corremos um grande risco de uma epidemia. Informações dão conta que a Prefeitura possui 10 agentes de endemias, mais que só se ver uns 3 trabalhando no setor endêmico e recebendo salários a baixo do piso nacional.